sexta-feira, 9 de junho de 2023

VILA DA CATUMBELA COMEMORA OS 118 ANOS COM CONSULTA JURÍDICA GRATUÍTA

 

Sob lema “Catumbela, uma Comuna que trilha para o Desenvolvimento” A vila histórica da Catumbela, comuna do Município da Catumbela, Província de Benguela, comemorou no passado dia 5 de Junho o seu 118º aniversário. Das várias actividades programadas e em realização, hoje Sexta-feira, 9 de Junho realizou-se a “ Consulta  Jurídica gratuita”, numa parceria com Escritórios de Advogados sedeados na Vila. A mesma, durou cinco horas, tendo iniciado as 9 horas e terminada as 13:30 minutos.

Os munícipes tiveram a oportunidade de verem os seus problemas resolvidos e aconselhamento jurídico de honra e qualidade.

A par das várias actividades a Administração comunal tem um leque de actividades. destacando a visita ao Centro de acolhimento (Missão Católica), Feira do Empreendedor, Espaço musico-cultural, cujo top de Carta será liderado pelo conceituado grupo “Os Mobbers” de Luanda, que subirá no palco no dia 10 as 22 horas. Ainda haverá um quadrangular de Basquetebol e Futebol infantil, Fogueiras Culturais em todos os Bairros bem como como a Sopa Solidária no Bairro do Kapalandanda, que será oferecido pela Empresa JN Trans. O conjunto de actividades termina no dia 30 de Junho.

Lembrar que fundação da Vila da Catumbela data desde 5 de Junho de 1836, por ordem de D. Maria II, rainha de Portugal, como colônia agrícola. Em 1846 foi construída a Fortaleza da Catumbela (Reducto de São Pedro), que hoje é um monumento histórico. Entre os anos 1856 e 1864, começaram a surgir as primeiras fazendas, como São Pedro, Fazenda Maravilha do Cassequel, Fazenda do Lembeti, e ambas exerciam actividades relacionadas ao cultivo do algodão e mais tarde cana sacarina para o fabrico de aguardente.

Em 1883 iniciou-se a construção da estrada que liga Benguela e Catumbela, que foi concluída em 1889, e; ainda em 1889, foi o ano em que se construiu o actual cemitério, por José Lourenço Ferreira.

E, a 5 de junho de 1905, a Catumbela foi elevada à categoria de vila, que também se Chamou por Lobito das Ostras. e foi no mesmo ano em que se fundou várias associações e órgãos de administração pública. Actualmente a Comuna tem Administradora Comunal Carla de Fátima Cordeiro (desde Julho de 2021)

Pela Redacção

Nenhum comentário:

Postar um comentário