sexta-feira, 8 de novembro de 2019

ADMINISTRAÇÃO DA CATUMBELA ABRE CAMPANHA AGRÍCOLA


A Administração Municipal da Catumbela procedeu hoje, Sexta-feira, (8.11.019) a abertura da  Campanha Agrícola na Cooperativa OSSOSSI,  Comuna da Praia do Bebé. 
O Município da Catumbela, ascendeu a esta categoria ao abrigo da Lei nº 32/11, de 5 de Outubro, fruto do seu potencial populacional, económico, político e Social, daí ser o mais novo Município da província de Benguela, com uma População estimada em 200 402 habitantes, numa extensão territorial de 814.71km2.

Com uma área arável de 3.597 hectares, com 18 Cooperativas e 16 Associações de Camponeses com 3.679 membros, dos quais 1724, são mulheres, considera-se um Município que se perspectiva desenvolver com a Agricultura.
A Agricultura na Catumbela, está facilitada pois o Município é banhado pela benção natural- O Rio Catumbela com um caudal permanente cujo sistema de irrigação que não depende das quedas pluviométricas.

Esta cerimónia foi antecedida com a entrega de Imputes agrícola entre eles, Charrua, Catanas, Enxadas, Pulverizadores, bem como de Semente de Milho, amónio, Adubo, Ureia, Inseticidas, Limas e outros Produtos, todos estes advindos do Projecto de Combate a fome e a Pobreza, do Governo de Angola.

Na sua intervenção, o Administrador Municipal Adjunto da Catumbela, Luís Gonzaga Lino, em Representação do Administrador Municipal, Julião Francisco Ambrósio Almeida, disse " Estamos aqui para transmitirmos o calor que a Administração Municipal tem para com a agricultura, pois a agricultura é também sinonimo de união, pois, o produto que se cultiva é consumido por todos, ricos ou pobres, camponeses ou operários… guiando-se na premissa de que "a Agricultura é a base e a Industria seja o fator de Decisão" tal como o disse o fundador da Nação Angolana Dr. António Agostinho Neto, fundador da Nação Angolana. 

Lembrar que no Passado dia 18 de Outubro, o Administrador Municipal fez a entrega de diversos materiais na Cooperativa dos Ex- militares da Súpua Esquerda, na Comuna do Biópio. Uma Cooperativa com mais de 70 membros. O  Administrador Municipal, considerou ser importante e necessário fortificar a agricultura, sobretudo a agricultura familiar que é um instrumento importante que tira as famílias da pobreza extrema. 
Por seu Turno o Director da Agricultura e pescas, Mateus Mário Chicale, mostrou-se satisfeito pelos bens dados pela Administração e prometeu incentivar mais os agricultores.
Já Responsável da Cooperativa  Maria Ivone de Fátima Jumbila, em nome de todos os camponeses associados agradeceu  os produtos recebidos e apresentou os produtos que a Cooperativa tem vindo a produzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário