terça-feira, 8 de setembro de 2015

NECESSID ADE URGENTE DE TODO HOMEM FAZER POLITICA ( POLITICA SOCIAL) (Por PADRE ZEFERINO PASSAGEM, 19 de Julho de 2011) ISPOCAB

NECESSID ADE URGENTE DE TODO HOMEM FAZER POLITICA ( POLITICA SOCIAL)
     (Por PADRE ZEFERINO PASSAGEM, 19 de  Julho de 2011) ISPOCAB

                                        



Há dois tipos de politica. Uma escrita com P maiúsculo e outra com P minúsculo. Ou então a Politica social ( P) e a politica partidária (p).
1.       Politica Social(P)
É tudo o que diz respeito ao bem comum da Sociedade; ou então, é a participação das pessoas na vida social. Assim por exemplo, a organização da saúde, da rede escolar, dos transportes, a abertura e manutenção das ruas, da água e esgoto etc., têm a ver com a Política Social,. Lutar para conseguir um posto de saúde no bairro, se unir para trazer a linha de ônibus -(autocarro- Mulemba de ideias) até no alto do Morro, participar de uma manifestação no centro da cidade pela reforma agrária, pelo solo urbano, contra a violência policial, é fazer politica social. Essa política visa o bem comum de todos ou de um grupo, cujos direitos estão sendo desrespeitados.
Definindo de forma breve podemos dizer: Politica Social com  (P) maiúsculo, significa a busca comum do bem comum- disse o Padre.
2.       Politica partidária (p)
Significa a luta pelo poder de estado, para conquistar o governo municipal, estadual e federal. Os partidos políticos existem em função de se chegar ao poder, seja para mudá-lo( processo revolucionário), seja para exercê-lo assim como se encontra constituído( governar o Estado que existe). O partido como a palavra diz, é parte e parcela da sociedade não toda a sociedade. Cada partido tem por trás interesses de grupos ou de classes que elaboram um projecto para toda a sociedade.  Se chegam ao poder de estado (Governo) vão comandar as politicas públicas conforme o seu programa e sua visão partidária dos problemas. Com referência à política partidária, é importante considerar os seguintes pontos:
- Ver qual é o programa do partido;
- Ver como o povo entra neste programa;
- Se foi discutido nas bases, se atende aos reclamos históricos do povo, se prevê  a participação do povo mediante seus movimentos  e organismos, na sua concepção , implementação e controle ;
-Ver quem são os candidatos que representam o programa: Que biografia Têm,, se sempre mantiveram uma ligação orgânica com as bases , se são verdadeiramente aliados e representantes das causas da justiça e da mudança social necessária ou se querem manter como são, com as contradições e até injustiças que encerram.
3.            A fé e sua dimensão política   
              A fé tem a ver com deus e sua revelação. Mas ela está dentro da sociedade e é uma das criadoras de opinião e de decisão. Ela é como uma bicicleta; possui duas rodas mediante as quais se trona efectiva na sociedade: a roda da religião e a roda da política.
A roda da religião se concretiza pela oração, pelas celebrações , pelas pregações  e pela leitura das escrituras sagradas. Por esses meios se formam convicções que estão na base de decisões concretas.
A segunda roda é da política. A fé se expressa pela prática da justiça, da solidariedade, da denuncia das opressões .Como se vê, política aqui é sinonimo de ética .Temos que aprender a nos equilibrar em cima das duas rodas para podermos andar correctamente.
4.       Fé, política e cidadão individual    
A fé inclui a política, quer dizer, um cristão pelo facto de  ser cristão, deve se empenhar na justiça e no bem-social;
Também deve optar por programas e pessoas  que se aproximam o mais possível Àquilo que entendeu ser o projecto de Jesus e de Deus na história. Mas a fé transcende a politica, , porque a fé se refere também à vida eterna, à ressurreição da carne, à transformação do universo, coisa que nenhuma politica social e nenhum partido ou estado podem prometer.
NECESSIDADE URGENTE DE TODO O HOME FAZER POLÍTICA ( Política Social)
Grande parte da actividade política actual se ordena a chegar ao poder e uma vez no poder, promover reeleição. Deforma-se assim a natureza da política como busca do bem comum… Mahatma Ghandhi, para ele a política “ é um gesto amoroso para com o povo” que se traduz pelo cuidado com o bem-estar de todos a partir dos pobres.
Dinheiro para comprar é necessário para o consumo daquilo que precisamos. Mesmo assim devemos sempre colocar a pergunta: Compro porque preciso ou porque sigo a propaganda ou moda? Quem fábrica explora os funcionários? Ao produzir respeita os direitos humanos e a natureza ou polui e usa demasiado os pesticidas? Esse dinheiro é para hoje.
O segundo uso do dinheiro é aquele para economizar. É coisa para o amanhã. Não sabemos as voltas que a vida dá: doença , desemprego, aposentadoria insuficiente. Muitos nem conseguem economizar pois consomem tudo que na sobrevivência. Mas se sobrar, onde colocar este dinheiro? Deixa-lo colchão é dinheiro morto que nada produz. Aqui surgem os bancos que guardam o dinheiro. Fazem-no render, ao empresta-lo a quem quer produzir e que não dispõe de capital próprio.
O Terceiro uso do dinheiro é para doar . O dinheiro não é para a acumulação mas para circulação. Se atendo com suficiência a minha decência minhas necessidades, se tenho economias que me dão certa tranquilidade para o futuro, se tenho garantido o bem-estar  e certo futuro à família, a doação é um acto de grande desprendimento Tese para a Humanidade… Ex: os Terramotos, as cheias, etc.
O desastre que se abateu sobre Haiti, arrasando o Porto Príncipe e matando milhares de pessoas e privando o povo das estruturas mínimas para a sobrevivência, representa um teste para a humanidade. Segundo os prognósticos dos que acompanham sistematicamente o Estado da terra, não demorará muito e seremos confrontados  com vários Haitis, com milhões e milhões de refugiados climáticos, provocados por eventos extremos que poderão ocasionar uma verdadeira devastação ecológica e dizimar incontáveis vidas humanas.

  N.B:   O Mulemba de ideias- Efraim Chinguto, acha este artigo, de capital importância dada a necessidade de nos educarmos para uma sociedade digna e fraterna. 

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