terça-feira, 22 de agosto de 2017

AMANHA SERÁ DIA 23- DIA DO VOTO EM ANGOLA

Por imperativo da Constituição da República de Angola, amanhã   realizar-se-a as quartas eleições gerais. No histórial, as primeiras  eleições começaram em 1992, passados 16 anos, fruto da guerra fratricida que se viveu, realizaou as suas segundas eleições em 2008, as terceiras em 2012 e estas que vão acontecer amanhã, 23 de Agosto.
Desde o alcance da Independência em 11 de Novembro de  1975, esperou-se 16 anos até realiar as primeiras eleições.
Vendo o principio democrático, Angola está a cumprir com este, pois é regular na realização. O que faz com que seja exemplar aos países da mesma região, para África e para o mundo. 
O pleito de amanhã, está a ser visto com muitas expectativas, na medida em que o MPLA, partido que governa Angola desde a independência, apresentou-se com  novo rosto à Candidato para presidente da República. Um rosto que durante a pré-campanaha e a Campanha imprimiu uma dinâmica de contacto directo com o cidadão, em todas as províncias por onde passou.Apoiado pelas estruturas do partido, e com programa divulgado desde a base, deu um brilharete de esperanças, primeiro.
Segundo, pelo facto de muitos Jovens exercerem pela primeira vez este Direito-Dever muito fundamental. Pois, é a juventude que atravessa muitos desafios.
Alguns Partidos investiram no marketing político com unhas e dentes, bem como na exploração de rostos para o êxito da Campanha.
A par destes, existem outro que realizaram as suas campanhas sem respeito ao projecto estado, campanha sem uma linha de segmentação, deixando o eleitor confuso, partidos que são históricos- FNLA, PRS, por exemplo.
Por, outra, pelo número de abstenções notadas em 2012(37%), por várias razões, há maior mobilização aos cidadãos ( Igrejas, Partidos, ONGs, Comunicação Social, Redes Sociais bem como a  própria CNE- Comissão Nacioanl Eleitoral, através dos agentes Civicos e dos Operadores Serviço de Informação ao Eleitor).
Há expectativa também, pelo nível de consciecialização do  eleitor, dos partidos e de toda a sociedade.
Olhando para as Características do voto, apelamos respeito à diferença, respeito pela vontade do Povo, civismo.
As Instituições que sairão deste pleito não estarão sobre sobras pois existem muitos desafios por se conseguir, desde a inflação, dívida Publica, falta de emprego, qualidade do nível de Educação, Saúde, bem como da implementação dos planos mais acertados para o desenvolvimento Social.
O  sistema político de Angola é organizado com base na Democcracia Representativa.
Democracia representativa é o exercício do poder político pela população eleitora não directamente, mas através de seus representantes, por si designados, com mandato para actuar em seu nome e por sua autoridade, isto é, legitimados pela soberania popular. Pela impossibilidade da participação pessoal de todos que façam parte de uma comunidade, por excederem as proporções da mesma, tanto geográficas como em número, é o acto de eleger um grupo ou pessoa que os representem e que se juntam normalmente em instituições como o Parlamento ou Assembleia.
Por isso, Angolanos vamos todos ao voto para o exercício de cidadania.
E, boa escolha.
                                                                           A Redacção


sexta-feira, 11 de agosto de 2017

MPLA NO LOBITO PRONTO PARA RECEBER CANDIDATO JOÃO LOURENÇO




Com base a preparar a recepção do Seu Candidato às Eleições de 23 de Agosto de 2017, o MPLA no Lobito reuniu-se hoje, 11 de Agosto, na Sala de reuniões do Comité Municipal do Lobito, com todos os Dirigentes.
A mesma foi orientada pelo Cda Paulo Visuela Pindrato 2º Secretário Municipal.
A Reunião visou constatar junto das estruturas de base do Partido, das suas Organizações de Base( OMA e JMPLA), bem como dos amigos e simpatizantes do Partido dos Camaradas.
No certame, fez-se a distribuição dos grupos que vão receber e responsabilizar-se pelas delegações que veêm de outros Municipios da província de Benguela, no dia 15 proximo..
A reunião contou com várias individualidades da cidade, deixando sem espaço a Sala de Reuniões. Com a Cifra de 100 mil militantes para o Lobito, todos os presentes disseram SIM!
Ainda hoje, o trabalho continua com a reiterada jornada de Caça ao voto na zona Morro da Rádio e no dia 12 na Zona 8- 27 de Março- Lixeira.
 

                                                           A Redacção.

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Especial Zimbo com Economista Lago de Carvalho - Actual momento Económico

Vª Reunião Ordinária do Conselho Organico da ALCA, decorreu em Benguela- Catumbela

Associação Literária e Cultural de Angola                  
                 Movimento Literário
Vª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO ORGÂNICO

ACTA Nº 5/ CO/017
As 15:30 minutos, do dia 11 de Junho do ano em curso, numa das Salas da Escola do I Ciclo Comandante Dangeraux; Sob orientação do Senhor Efraim Chinguto, Presidente da Associação, decorreu a Vª reunião extraordinária do Conselho Orgânico, numa das salas da escola do Primeiro Ciclo Cmdt Dangeraux. A mesma foi marcada para as quinze horas em ponto, do dia onze de Junho de dois mil e dezassete, mas pelo atraso dos membros só foi possível dar início à reunião trinta minutos depois da hora combinada, e contou com a presença dos seguintes membros:
1-        Efraim Chinguto
2-        Daniel Satumbo Nguto
3-        Eduardo Sanjambela Tchandja
4-        Valdemar Hossi
5-        José Samalinda Sapinho
6-        Inácio Sambissa
7-        Joao Domingos thitongo
8-        Amatuli da Silva
9-        Francisco Cafiteira
10-      Júlia Lima
11-      Benjamim Vidal Ponha
12-      Tito Laurindo Menezes…
13-      António W.Mucanda
14-      Amândio Amadeu



Ausência justificada:
1-Mendonça Jonatão -  Coordenador Provincial Huambo
2-Alexandre Silivondela Jamba- Vice- Presidente
3- Golden Ngola_ Coordenador provincial do Namibe  Por empossar
4- Honorato Junça- Coordenador Provincial do Moxico, por se empossar
5- Joana Lupessi Junta Guilherme- Coordenadora da Comissão Instaladora- Luanda
6- Pedro Sendo;
7- Salias Patrício Chissende.
Com ausências Injustificadas:
1-     Jorge Ndunda Lucamab Pedro- Porta-voz Geral
2-     Maria Madalena Natal- Coordenadora Nacional p/ promoção Social
3-     Job Sipitali- Vice- Coordenador Provincial de Benguela;
4-     Severino K. Quarenta;-  Membro do C.O
5-     Manuel Kuvonda- Coordenador para Gestão Financeira e Logistica;
6-     José Cassule- Convidado
7-     Fernando Nicoulau César- Membro do C.O
8-     Antonio Ngundji Kalei José; Coordenador Nacional de Intercâmbio e Sec. Geral Interino.
9-     Felicidade Domingos- Convidada
Tomando palavra, o Presidente da Associação agradeceu a presença de todos os membros, deu boas vindas aos membros convidados para fazerem parte ao encontro do Conselho Orgânico, e deu por aberto o encontro.
A reunião teve a seguinte agenda de trabalho:
1-Informações
2-Estado da Associação
- Certificado de admissibilidade
- Relatório do último trimestre
- Quotização
- Restruturação da Direcção Nacional
- Projecção de actividades
- Relação com as instituições
3- Marcação da 1ª Assembleia Extraordinária;
4- Alteração estatutária;
5- Diversos;
6- Conclusões.
Não havendo qualquer objecção, aprovou-se com unanimidade a agenda de trabalho.
Passou-se então para as informações:
O Senhor Presidente Informou que o coordenador por em empossar no Moxico, no âmbito do processo de expansão está a criar condições para a abertura dos dois distritos:
O de Cameia e Cazombo, que segundo a comunicação do Coordenador Honorato, precisarão da ajuda da Direcção Nacional para este desiderato
Informou-se o estado dos núcleos do Namibe e Huambo.
Onde para o Namibe, avançou o dado de que o Próximo coordenador do Núcleo a ser empossado será o do Namibe, junto com a Direcção Provincial, que segundo informações avançadas, estão a preparar para o Més de Julho. Já para o núcleo ALCA-Huambo que conta com 203 membros cadastrados, está apenas operacional com o Sr. Coordenador na testa, quanto aos demais membros da Direcção, andam inoperantes, o que levará uma reestruturação da Direcção. Esta situação, impede muitas vezes o cumprimento das tarefas, já que o Coordenador, tem passado momentos delicados com a sua saúde e a saúde familiar, pois, há dia um irmão teve um acidente e partiu uma das pernas.
O Secretário-executivo do Núcleo ALCA-Benguela, informou que no dia nove de Junho do ano em curso, houve lançamento da obra literária a dor que dói, do escritor Celso Mariano Praia com o pseudónimo de Vox of Eloi, na Mediateca de Benguela, e foi no cumprimento de um dos objectivos que nos propusemos enquanto movimento literário.
O Coordenador do mesmo Núcleo, informou também que houve um encontro no dia vinte de Maio, que decorreu no Instituto Superior Politécnico Maravilha onde deliberou-se encontros quinzenais, e a realização de noites culturais que decorrera no mesmo prazo no bar tropical em Benguela.
Quanto ao estado da Associação reconheceu-se as reiais dificuldades que estamos a atravessar, e o Conselho Orgânico com unanimidade nomeou o Digno Eduardo Sanjambela Tchandja, como Secretário-geral da Alca, no período 2017/2019,  por sua vez, o membro eleito agradeceu o voto de confiança que lhe é dada, por outro lado, tínhamos a dívida de noventa e quatro mil kwanzas( 94.000,00), mas os dois membros perdoaram a dívida, e ficando apenas por se entregar os cinquenta mil kwanzas(50.000,00) do poeta Cachimbo, em que por sinal ficou para serem comercializadas os altifalantes do movimento a fim de tentar suprir a lacuna.
No que tange ao certificado de admissibilidade, afirmou o presidente do conselho geral de fiscalização e Jurisdição, houve algumas alterações no estatuto sob orientação do ministério da Justiça e Direitos humanos, e que as mesmas alterações não ferem os direitos nem os deveres dos membros, continuam os objectivos do movimento, princípios que regulam os direitos e deveres dos membros alcanos, assim sendo sofrem alterações os artigos. Que no fórum mais alargados e depois da resposta do ministério discutiremos melhor. Quanto as alterações a tutela jurídica, justificou que o tempo que nos foi dado para efectuarmos as alterações era muito curto, porque era difícil convocar um encontro em sete dias, tempo determinado pelo Ministério para efectuarmos as alterações estatutárias.
Quanto ao relatório do último trimestre, o Secretário-Geral, recém-nomeado pelo conselho orgânico que é o poeta Eduardo Sanjambela Tchandja, nas vestes de Secretário interino, encarregou-se em fazê-lo, onde afirmou que na comemoração do segundo aniversário do Movimento ALCA, realizou-se várias actividades, como doação de 250 livros, da Escritora, poetiza, ambientalista e benfeitora ANA Stoppa, nas Escola Comandante Libata, Colégio Tchissola e Escola Lúcio Lara, bem como palestras na Escola do Magistério Primário da Catumbela, debates, e palestras uma praia alcana na Baía Azul, um recital que aconteceu no bar Tropical, denominado para til mulher. E não se esqueceu do momento impar que se viveu no dia sete de Março de dois mil e dezassete quando o Senhor Presidente da Alca proferiu um discurso de esperança aos alcanos que aconteceu no residencial flamingo.
Quanto a quotização, determinou-se que deve ser um facto, é obrigação de todo o membro da ALCA, quotizar, pois, não existe nenhuma Associação que sobrevive sem quota. Onde para o Ingresso de novos membros deverá ser 3.500,00 kz, que resume-se em doar-se e fazer parte da gestão alcana, em tom de exemplo, o Núcleo ALCA-Benguela já está a efectuar as suas quotas, o valor máximo é de 500 kz, para membros trabalhadores, e para aqueles que não trabalham devem contribuir com 250 kz, mensal. Mas este processo deve obedecer a realidade circundante de uma determinada estrutura orgânica ou territorial, pois tendo em conta esta realidade para alguns lugares a quota para os que não trabalham pode ser mais baixa ainda, mas tudo é definido pelo conselho executivo da unidade orgânica onde se encontra o membro. Em suma o valor mínimo da quota é determinado localmente.
Concernente a restruturação, ficou a ideia de que existem previsões de fundirmos a função do porta-voz geral ao  da Coordenação Nacional de Gestão informativa,  ou para as funções exercidas pelo Secretário-Geral.
No que tange a projecção de actividades, ficou marcado, ligou-se com o terceiro ponto, onde ficou marcado a data da realização da assembleia geral na Província de Benguela, lugar por se determinar, mas a Assembleia Geral será realizada nos dias 29 de Setembro à 1 de Outubro. Na sequência O presidente exortou para que haja rapidez da determinação dos Membros Honorários, Beneméritos da ALCA..Noutra preocupação urgente, pediu-se que todos os membros do conselho orgânico contribuíssem com um valor de mil kwanzas para a abertura da Conta do Conselho, desta feita já contribuiu o Coordenador das relações humanas da Alca para o mesmo evento, cabendo aos demais membros fazerem a sua parte, num período de três semanas.
A comissão técnica será liderada pelo Presidente do Conselho Geral de Fiscalização e Jurisdição da ALCA, Valdemar Hosi, com a missão de nomear os demais membros.
Ao terminar o Presidente aconselhou-nos para reflectirmos sobre a relação que temos com as instituições, para que nos próximos fóruns cada uma traga soluções para as possíveis dificuldades que possam existir na garantia das mesmas.
 Nada mais a tratar o Presidente da Associação deu por encerrada o encontro quando eram dezoito e cinquenta minutos, terminando assim com uma oração artística, declamada pela Escritora Júlia Lima.
Catumbela, aos 11 de Junho de 2017.-
Secretariou o conclave e lavrou a presente Acta

Escritor Daniel Satumbo Nguto - Coordenador do Núcleo ALCA-Benguela

quinta-feira, 11 de maio de 2017

AZAR NÃO É SÓ ÓBITO


Saindo do biscato, passo pela Livraria e compro dois livroS que me foram sugeridos pelo meu Compadre
Como só eram 15:50 minutos, decidi parar na antiga estação Principal do Caminho de Ferro de Benguela- CFB, para degustar um dos livros do Grande Carnelutti.
Quase a terminar o 1º Capitulo, no último Parágrafo- "Amanhã este espectáculo não Civil não se repetirá mais"...Mal queria voltar a ler a idéia acima, chega um senhor com farda Castanha e óculos escuros - Era o guarda desta empresa- do CFB:
- Moço, não poder revisar ali!
- Boa tarde, meu digno. Não estou a revisar, estou a ler um dos livros que comprei ali na Livraria Escolar Ed.
- Não me compliques, levanta e vai.
- Chefe tem aqui uma ordem que proíbe alguém se sentar e ler? Pois, já leio há muitos anos aqui:
- Eu sou o chefe da segurança aqui há 20 anos, nunca te vi.
- Não duvido pois eu te conheço, mas, o facto de nunca me teres visto não lhe dá a petuláncia de, sem maneiras, querer que Eu me retire daqui.
- Eu estou a ficar sem paciência contigo, Estás a ver estas algemas, vou te levar na cadeia. Aqui é no meu Perimétro de Segurança. Se queiseres abusar vás abusar na polícia.
- Me algemar, me lever na Cadeia? Senhor com todo o respeito, estás a me ofender moralmente, e por esse facto não saiu daqui! me levas a força se podes!
- Quem é você, que tens que refilar assim?
- E, o senhor é quem? me chama de moço, mostra as algemas, quer amedrontar-me levar na Cadeia? Eu não saiu se quiseres me leva na merda da cadeia que pensas... mas, podes ficar lá você...
- Ó seu mal educado, aqui é no meu trabalho- Eu mando.
- Ó senhor bem educado, aqui é um local público que a Administração esqueceu, se tu tivesses boa vontade de trabalhar, não deixarias esse bom espaço, se tornar latrina à céu aberta.
-Não queres sair?
- Não, Eu sou o Efraim Chinguto, sou Jurista e Poeta, sou um cidadão avisado, que lê, o meu pai deu muito neste País...
- Hum! Tu és o filho do mais velho Chinguto?
- Foram os mais velhos que nos receberam aqui no CFB.
- Como não te conheço?
- Podes ficar aqui o tempo que quiseres yá, esquece, toma aí um 500 ksz.
- Obrigado não preciso, foste um senhor muito mau. Aqui é local para se ler e se namorar nada proíbe.
19 horas/ 09.05. 2017- Restinga.
www.mulembadeideias.blogspot.com

domingo, 16 de abril de 2017

Poeta Nangayafina, Junta amigos para a segunda noite Cultural

LOBITO
Pela segunda vez, o Poeta Lobitanga Filipe Nangayafina      ,junta amigos de diversas partes de Angola, num só palco, para protagonizar a "Segunda Noite Cultural de                   Nangayafina e Amigos”.
Pelo segundo ano consecutivo, a também marca do Poeta membro da ALCA- Associação Literária e Cultural de Angola, produtora de evento, será realizada no dia 29 de Abril- dia Mundial da Dança, no Complexo Cavinda, as 19 horas, cita no Bairro 27 de Março, vulgo Lixeira.
Para além de saudar o dia mundial do Livro e da dança-data criada em 1982, pelo Comité Internacional da Dança (CID) da Unesco, em homenagem ao francês Jean-Georges Noverre (1727 - 1810), bailarino e professor de ballet, que se destacou na história da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o ballet da sua época. O nome dessa obra teórica sobre dança é “Letters sur la Danse”.
A 2ª Noite Cultural, servirá de Homenagem ao Poeta Ninguém- Coordenador de Intercâmbio Organizacional da ALCA-Huambo, falecido no dia 3 de Março, vítima de doença.
Com a presença de várias figuras do panorama cultural Angolano, constam na capa o popularizado poeta Chico Pobre, o Humorista Babão Cambaio, o Músico Kudurista Mendes Brada- Pai dos kuduristas da Região Sul, o recém- vencedor do Programa Canal Jovem da Rádio Lobito Dj Loló e muitos rostos da Poesia Angolana.
A fonte que teve acesso o Mulemba de Idéias, apurou que o evento está a ser preparado aos detalhes e proporcionará uma verdadeira noite de Cultura, na Cidade ferro- portuária, sala de visitas de Angola.
Recordar que a 1ª Noite Cultural, decorreu no ano passado, do dia 27 de Fevereiro
A mesma está a ser apoiada por órgãos desde a Comunicação social, unidades hoteleiras e pessoas singulares.
Até lá esperamos por várias movimentações para a valorização da Cultura Angolana.




A Redacção.