quinta-feira, 9 de abril de 2020

CATUMBELA, DE BRAÇOS ABERTOS ÀS ONG´S


O Administrador Municipal da Catumbela, Fernando Hombo Antunes Belo, recebeu hoje (09.04) em audiência, figuras ligadas às Organizações não Governamentais angolanas e Internacionais.

Em representações das quatro ONG´S(Omunga, ADRA, OHI e AJS) no encontro, Júlio Lofa Martinho, representante da AJS, elogiou o Administrador Municipal, pelo árduo trabalho que tem vindo a desenvolver no Município mais Jovem da Província, sobretudo nesta fase do Estado de Emergência(EE), na mobilização e operacionalização dos ADECOS- Agente de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário. “Sabendo da vulnerabilidade que as nossas Comunidades Passam e, motivados pela vossa iniciativa de mobilizarem os ADECOS, sentimo-nos motivados em dar sequência das nossas acções no Município mais jovem, e na localidade dos Cabrais em Particular”, acrescentou Júlio Lofa.

Dez recordar que os Cabrais é bairro habitado por cidadãos vítimas das enxurradas do dia 11 de Março de 2015.

Na sua intervenção o Administrador Municipal, Fernando Belo, louvou a iniciativa e enfatizou quão são importantes as ONG´S. “É preciso unir esforços, só com a união de todos poderemos ter uma Catumbela rumo ao Progresso; A vossa presença, reforçará as nossas ideias e execuções”.

Continuando, Fernando Belo, disse que o município tem vários projectos, entre ele o Projecto “Catumbela Verde”, que contemplará 9(nove) acções. Estes projectos devem ser encarnados por todos, no sentido de que cada munícipe seja o partícipe activo no desenvolvimento da Catumbela.

Quanto às acções, lembrou que os programas de contenção ao CONVID-19, está previsto o apoio às camadas mais vulneráveis.

Garantiu o apoio total da Administração Municipal a todas Organizações, Associações e Pessoas individuais com iniciativas e projectos bons para o Município. Apelou igualmente a solidariedade para as populações dos Cabrais, Alto Camuringue,Capalandanda e Luoluo, não só por estarmos no estado de emergência mais por serem populações que carecem de vários apoio, terminou.

terça-feira, 24 de março de 2020

MUNICÍPIO DA CATUMBELA EM PRONTIDÃO, face à COVID-19


O Administrador Municipal da Catumbela, Fernando Hombo Antunes Belo, no âmbito da Implementação do Plano Nacional de Contingência para o Controlo, prevenção e resposta ao surgimento de um provável surto da COVID-19, no Município;

Cumprindo com as disposições legais previstas na Lei nº 15/16, de 12 de Setembro, Lei da Administração Local do Estado, do Estatuto Orgânico do Município da Catumbela, publicado pelo Decreto Executivo nº 336/19, de 26 de Novembro, obedecendo para o efeito, o Decreto  Legislativo Presidencial Provisório nº 1/20, de 18 de Março.

Salvaguardando o facto do Município da Catumbela, ter o Hospital de referência para os possíveis casos de COVID-19, na Província , reuniu hoje (24 de Março), na Sala de reuniões do Complexo Escolar da Centralidade do Luhongo, a Comissão Municipal de Saúde Pública para a resposta da Pandemia do Covid-19.

O Certame entre vários os aspectos, tratou da Prontidão do Município em responder e esclarecer com verdade e ciência os reais acontecimentos da movimentação do Coronavirus em Angola, na Província e no Município em Particular.

Na sua intervenção, municiou os presentes para que se cumprissem todos os ditames determinados, pelo Decreto Legislativo Presidencial, pelas informações diárias do MINSA- Ministério da Saúde, das medidas de Biossegurança, sendo estas essenciais para a prevenção.

Exortou a todos os membros para o segmento das orientações determinadas a nível da Província para que seja zero (0) o número de Caso no Município.

Apelou ao Grupo Técnico criado à luz do Despacho  nº 019/020, que levasse para junto da População todas as informações necessárias para que a população esteja alinhada com o Executivo. Pediu para que não se propagasse o Vírus do MEDO.  Exortou a todos o comprometimento em prol do bem- estar da População Catumbelense.

Ao terminar pediu que a População confiasse no executivo e transmitiu esperança para melhores dias.
De referenciar que o Município da Catumbela  e  a Província de Benguela ainda não registou nenhum caso positivo da COVID-19.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

CATUMBELA- ADMINISTRADOR EMPOSSA NOVOS DIRECTORES MUNICIPAIS E CHEFES DE SECÇÕES

Julião F.A. Almeida- A.M. Catumbela
Ao abrigo da Lei nº 15/16, de 12 de Setembro, Lei da Administração Local do Estado, do Decreto Presidencial nº 202/19, de 25 de Junho, bem como ao abrigo do Decreto Presidencial nº 336/19 de 26 de Novembro, que aprova o Estatuto Orgânico da Administração Municipal da Catumbela , o Administrador Municipal da Catumbela, Julião Francisco Ambrósio de Almeida, no âmbito de creditação e cumprimento de melhor Servir o Povo, nomeou e empossou para os devidos Cargos seguintes entidades:
1. Gabriel Bernardo-Secretário Geral;...
2. Nelson Pacheco Guilherme António-Director do GEPE;
3. Amílcar Pereira Jorge-Director do Gabinete Jurídico Intercâmbio a Apoio às Comissões de Moradores;
4. Adelaide Paula-Directora dos Recursos Humanos;
5. Enoque H. C. Kussendela-Director da Comunicação Social;
6. Carlos Toloso Sapato-Director da Educação;
7. Osvaldino da Costa Manuel-Director da Promoção do Desenvolvimento Económico Integrado;
8. Adelino Rodrigues-Director do Ambiente e Saneamento Básico;
9. Efraim Mariano João Chinguto-Director dos  Transportes Tráfego e Mobilidade;
10. Solange E. de Almeida-Directora da Acção Social, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria;
11. Jorge Augusto-Director da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos;
12. Adelino Jorge Capapelo-Director da Energia e Águas;
13. Roberto M. C. Luís-Director de Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação;
14. Mateus Mário Chicale-Director da Agricultura Pecuária e Pescas;

Faltando na grelha o Director dos Serviços de Fiscalização.
Por outro lado, destacar algumas figuras empossadas para dirigir as devidas Secções, nomeadamente:
1. Nareth Luciana Lourenço-Chefe de Secção da Contratação Pública;
2. Augusto f. Semente Manuel- Chefe de Secção de Património Logística e Protocolo;
3. Lucas António- Chefe de Secção de Expediente
4. António Ovídeo Fonseca- Chefe de Secção de Estudos e Estatística
5. Gerson M. Magalhães dos Santos- Chefe de Secção de Planeamento;
6. Miriam C. Cruz Fernandes- Chefe de Monitorização e Controlo;
7. Justino Geraldo- Chefe de Secção dos Assuntos Jurídicos e Intercambio;
8. Adília Luísa Faienda- Chefe de Secção Acompanhamento A. C. Moradores;
9. Augusto Belarmino Mbacia- Chefe de Secção de Gestão Administrativa;
10. Cláudia l. Francisco da Silva- Chefe de Secção de Gestão de Carreira c. Técnica;
11. Severina Chimbanda- Chefe de Secção de Comunicação Institucional e Imprensa;
12. Ansia H. M. Fernando- Chefe de Secção de Documentação e Informação;
13. Baptista Chimbundo- Chefe de Secção da Educação e Ensino;
14. Silva Ferramenta Huambo- Chefe de Secção de Planeamento, Estatística e Recursos Humanos;
15. Maria José Teresa Liberal- Chefe de Inspecção Escolar
16. Maria Eugenia- Chefe de Secção de Ciência, Tecnologia e Inovação.

No Seu Discurso entre várias notas, o  Sr. Administrador Julião Francisco Ambrósio Almeida "solicitou o cumprimento da missão pela qual foram nomeados e garantiu o seu apoio incondicional à sua nova Equipa de trabalho Governamental. Disse que o presente ano é Ano de muitos desafios, para tal que se pretende é que cada um dos Colaboradores some 20/20 na sua Avaliação de Desempenho e Competência."
Realçar que a Equipa ora formada é uma Equipa Jovem,  60% representada pela a Juventude.