Importância Leitura na promoção
de Valores Culturais, Éticos, Morais e Cívicos.
Antes
de entrar no tema em enumeração importa falar do dia Internacional do Livro e
Direitos de autor.
Data
que teve sua origem na Catalunha em Espanha. . Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel
Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou
o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol. A data Começou a
ser celebrada em 05 de Abril de 1926, em comemoração do nascimento de Miguel
de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor , Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial
do Livro de Barcelona. No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de Abril, dia do falecimento, em 1616 de dois dos maiores autores
de Miguel Cervantes e William Shakespeare.
Já em 1995, a UNESCO instituiu 23 de Abril como
o Dia Mundial do Livro e do Direito de
Autor, em virtude de a 23 de Abril se assinalar o
falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor
catalão, e William
Shakespeare, dramaturgo inglês.
E como o
Livro não nasce de mistérios passou a se celebrar também ao Direito daquele que
escreve, o autor. Para que quando alguém querer adulterar as características
parciais ou completas dos livros ou pensamentos possas ser responsabilizados
civil, tal como podemos ver os artºs 1302º, 1303º do cc; 26, 27º do Código
de Direitos de Autores e Criminalmente, de acordo como este se processe, e do
bem em causa, o nosso Código Penal, nos crimes contra a propriedade pune até 12 anos e 600 mil kwanzas de multa-
dizer que o Nosso código penal é ético retributivo.
Falamos
então um pouco do dia 23 que amanhã se assinala. Vamos então falar do tema central
”Importância Leitura na promoção
de Valores Culturais, Éticos, Morais e Cívicos”
Dignos
e dignas, alguém aqui não sabe a Importância Leitura na promoção de Valores
Culturais, Éticos, Morais e Cívicos?
A leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de
desenvolvimento pessoal e profissional. É através dela que o indivíduo quebra
fronteiras e descobre novos universos sem ao menos sair do lugar. Ler é
um processo de expansão de si mesmo, a abertura para infinitas possibilidades,
o caminho para o despertar de seu potencial pleno.
O indivíduo que pratica o hábito da leitura, absorve mais conhecimento e
promove sua evolução enquanto ser humano e profissional. Os livros são fontes
de riqueza, não somente em carácter material mas também no sentido mais sublime
da palavra, é uma questão de engrandecimento como um todo.
Benefícios da leitura para a vida
pessoal e profissional
·
Aumento do
senso crítico;
·
Evolução do
pensamento sistémico;
·
Vocabulário
amplo e rico;
·
Melhora na
escrita;
·
Maior
capacidade de persuasão;
·
Estímulo à
abertura de novas opiniões e pontos de vista;
·
Expansão do
repertório cultural;
·
Autodesenvolvimento
contínuo.
Dicas para Impulsionar suas Leituras
Ler é um hábito estimulado pela educação e exemplo familiar, pois o “gosto”
pela leitura não é uma característica nata, ou seja, o indivíduo não nasce com
essa habilidade, como se fosse um diferencial. Se tornar um leitor requer
motivação, foco e persistência. Assim como o corpo necessita de exercícios para
se manter saudável, a mente também necessita de cuidados, e a leitura é uma das
práticas mais efectivas. Podemos fazer analogia da internalização do hábito de
ler ao processo de mudanças de um sedentário que passa a inserir em seu
quotidiano as actividades físicas.
No início ele necessita despender energia e força de vontade extra para não
desistir desse novo estilo de vida, mas com o passar do tempo ele se adapta e
sente falta quando não pratica. Portanto, melhorar seus hábitos de leitura é um
processo contínuo, que deve ser exercitado diariamente.
Confira abaixo 5 dicas práticas e efectivas para melhorar seus hábitos de
leitura.
Escolha livros de seu interesse
Ter razões que justificam o desejo
de ler determinado livro, facilita a criar o hábito da leitura e torna o
processo mais natural, ou seja, você não lê por obrigação mas sim por
motivação, por acreditar que realmente faz sentido.
Portanto, a primeira dica é procurar livros compatíveis com suas
preferências. Não leia determinado livro só porque é considerado um clássico ou
que as pessoas disseram que é bom, pois gosto é algo muito particular. O
importante é conhecer a si mesmo, e partindo desse princípio, o indicado é que
você encontre obras que te preencham de alguma forma. Se for uma obra mais
voltada para conto e ficção, será uma excelente opção de entretenimento. Se for
um conteúdo mais técnico, agregará em sua carreira, ajudando-o a aprimorar suas
competências e habilidades. Permita-se ler os mais variados géneros dentro dos
temas que mais lhe geram admiração ou curiosidade.
Separe um horário para ler
Todo hábito é criado a partir da repetição, independentemente do objectivo
almejado, o importante é repetir diariamente, e para ler não é diferente.
Separe todos os dias ao menos 30 minutos para se desconectar de tudo, pegar um
bom livro e absorver novos conhecimentos. Com o tempo, este momento de pausa
para a leitura sempre no mesmo horário, passará a fazer parte de seu cotidiano,
se tornará um acto praticamente inconsciente.
Aproveite os momentos de ócio
Faça do livro seu companheiro para todas as horas. A fila do banco, a
espera para consulta ou a hora do almoço são excelentes oportunidades de ócio
produtivo
Estipule uma meta de leitura
Outro método bastante efectivo para estimular a leitura é definir metas. Estipule
quantos livros gostaria de ler mensalmente e se comprometa com esse desafio.
Faça anotações
Faça um relatório de todas as leituras realizadas, ele te ajudará a
visualizar de maneira mais concreta sua evolução a respeito de seu hábito
literário, te incentivando a ler mais e superar as métricas atingidas.
Além disso, quando você faz anotações referentes aos próprios livros, facilita
para encontrar e reler trechos importantes da obra.
Vale ressaltar que ler muitos livros não significa ler bem e com qualidade,
a pressa impede que você analise sobre o conteúdo e internalize o conhecimento
adquirido. Mesmo lendo uma quantidade razoável de livros, faça anotações
das conclusões obtidas e reflicta: Quais os aprendizados que levará conseguem?
O livro é de fundamental importância
para o desenvolvimento das sociedades e para o crescimento intelectual do
indivíduo. É ele que permite ao ser humano registrar fatos importantes da sua
história e repassar tais fatos às sociedades posteriores; actuando como vector do
conhecimento.
É notável o avanço intelectual que o ser humano teve após a invenção da escrita. Foi a partir dela que ele pôde catalogar e compartilhar as suas descobertas; dando origem ao que chamamos de livro. Os Hebreus, por exemplo, a partir de um conjunto de livros conhecido como Pentateuco, formaram as bases do cristianismo ocidental. É válido citar, além dos Hebreus, os fenícios que a partir de escritos, contribuíram para as técnicas de navegação actual. Tudo isso só foi possível graças ao conjunto de obras escritas e organizadas em livros que permitiu a formação de um legado cultural para as civilizações posteriores. É dessa forma que a humanidade evolui: cada geração acrescenta e registra uma descoberta que será passada para a próxima geração.
Além da importância de levar o conhecimento de geração a geração, que é o valor Cultural, de descrever o modes vivendi, o livro tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento em uma mesma geração. É o acesso a esse conhecimento que possibilita ao indivíduo o crescimento tanto intelectual quanto o financeiro. O acesso do indivíduo a esse conhecimento permite-lhe fazer comparações e associações as quais possibilitam o aprimoramento do conhecimento anterior.
Sendo assim, o livro é o principal responsável pela sociedade que se tem hoje. É graças a ele que a medicina, as relações sociais e as outras áreas do saber evoluem a cada geração.
É notável o avanço intelectual que o ser humano teve após a invenção da escrita. Foi a partir dela que ele pôde catalogar e compartilhar as suas descobertas; dando origem ao que chamamos de livro. Os Hebreus, por exemplo, a partir de um conjunto de livros conhecido como Pentateuco, formaram as bases do cristianismo ocidental. É válido citar, além dos Hebreus, os fenícios que a partir de escritos, contribuíram para as técnicas de navegação actual. Tudo isso só foi possível graças ao conjunto de obras escritas e organizadas em livros que permitiu a formação de um legado cultural para as civilizações posteriores. É dessa forma que a humanidade evolui: cada geração acrescenta e registra uma descoberta que será passada para a próxima geração.
Além da importância de levar o conhecimento de geração a geração, que é o valor Cultural, de descrever o modes vivendi, o livro tem uma importância fundamental na disseminação do conhecimento em uma mesma geração. É o acesso a esse conhecimento que possibilita ao indivíduo o crescimento tanto intelectual quanto o financeiro. O acesso do indivíduo a esse conhecimento permite-lhe fazer comparações e associações as quais possibilitam o aprimoramento do conhecimento anterior.
Sendo assim, o livro é o principal responsável pela sociedade que se tem hoje. É graças a ele que a medicina, as relações sociais e as outras áreas do saber evoluem a cada geração.
Pois
é…
Vamos
falar deste tema sob capa dos Desafios da Educação para a Promoção dos valores
éticos Morais e cívicos.
Caros:
Saibam que os desafios da Educação não se localizam apenas na Escola, uma vez
que temos a Escola maior – a família mas vou me dedicar na Escola, porque
é na escola onde a nossa Sociedade
habituou a refugiar-se de certos assuntos sérios desde a alfabetização.
O Professor, Investigador Rui Canário- da Universidade de Lisboa diz que “ Vivemos um
desenvolvimento tecnológico extremo
inegável- fibra óptica, internet, etc, no entanto vivemos uma proporcional
imaturidade politica Social. Existe um abismo imenso, pois, se a sociedade se
desenvolve como pensamento ou como
tecnologia, ela retrocedeu, não sei se posso falar mais digo que sim, apesar de
momentos diferentes através da nossa historia, vivemos uma imaturidade politica
e social maior do que vivemos, e Ele diz que é Consequência do modelo escolar.
Para
o Professor Rui Canário, a Nossa Escola produziu imaturos políticos
e Sociais… é isso que vou argumentar.
O que
é o novo modelo Escolar?
O
nosso país, fruto da história do alfabeto, constitui um modelo escolar voltado
para a reflexão do pensamento, uma escola questionadora e reflexiva, não apenas
na leitura mas, na transmissão da própria oralidade- basta lembrarmos das
famosas leitura e interpretação do texto, muito bem conhecida pelos mais
velhos, onde a reflexão devia ser homogénia, de acordo com o entendimento do
professor, era elitista uma escola voltada para poucos; que se dedicava a
formar lideranças… Nota positiva até aí… Apesar destes bons métodos, penso que
era um mecanismo de exclusão, mas necessário na época.
A
educação era um favorecimento a determinadas pessoas, de uma classe, ou de um
grupo de intelectualidade; a educação era o prémio dado aos melhores. Podemos
olhar para o modelo de acesso na Altura no Liceu e ensino médios
Com o
passar do tempo, a educação passou a ampliar as suas acções – Escola para
todos;- todos devem ir a escola.
Com
essas vozes a Escola passa a ter algumas
características no meu entender:
1-
Escola como fábrica de pessoas para o
mercado ou escola de Massas
É
escola como fabrica porque torna-se uma unidade que produz com rapidez, numa
linha de montagem o conhecimento que ela quer administrar… Começa com a cabeça,
depois os braços o corpo, as pernas e já, sai a boneca pronta, não nos
questionamos de onde veio a boneca, estas partes equiparadas ao Inglês, Matemática,
Historia, Biologia, Química, Português, Literatura, e outras no Ensino médio
temos 13 ou 11 disciplinas- o que caracteriza a produção em massa da fábrica;
caracteriza segmentos e fragmentação, como senão bastasse o conteúdo, a
matemática biologia, química Português Historia, literatura que são as
disciplinas.
As
nossas aulas duram 45 minutos, toca o sino pim, pim… A matemática , a física ,
a Literatura, imaginem dar aulas de Literatura em 45 minutos, Assunto: Escolas
e Doutrinas literárias… quando os alunos estão quase a entrar em êxtase toca o
sino. O Sino é um sinal Sonoro, também é coisa de fábrica( Como os mais velhos
guardam este assunto tão sério para a Escola/ Fabrica?)… A nossa escola
segmentou o máximo o saber, esta é a característica da segmentação;
2-
Outra característica da escola, a segunda é
a Escola como Reformatório ou como uma prisão, o cavaco que é dos criminosos.
A
escola como prisão é também uma unidade curricular e o currículo deste,
chama-se grade… Grade curricular, temos as disciplinas. Na escola como prisão a
Avaliação chama-se Prova, quer dizer que o aluno vai na avaliação condenado,
tem que provar que é inocente e aí passa e se absolve… É esta escola que
estamos a empurrar os nossos filhos e cantamos a musica altissonante, estes
filhos , alunos de agora…
A
formação do novo cidadão, a educação, como política, da lugar de actuar na
sociedade, Edgar Amorim “ antropólogo, sociólogo e filósofo francês judeu de origem sefardita”. Pesquisador emérito
do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique), diz
que temos que aprender mas não sabemos aprender… Mas mais do que
aprender a aprender nós temos que aprender a inverter uma lógica, baseada na
seguinte questão:
- o que é que faz a Escola?
A escola ensina, pois não, e o aluno aprende?
Para
Amorin, a Escola tem que aprender, o professor tem que aprender e o
professor não pode mais ensinar… Então vamos já excluir esta palavra a Escola
não Ensina, excluímos pelas seguintes razões:
1-
O professor não
ensina mais , o professor é aquele que
estimula a aprendizagem;
- Ninguém
ensina aquilo que o outro de algum modo não perceba, que o conhecimento o
estimule, porque ele pode decorar…
-
Mas, aprender a pessoa só aprende aquilo que nos toca afectivamente,
humanamente, o que nos move; Ninguém ensina aquilo que o outro já não esteja de alguma maneira de
acordo para saber ou queira saber, ou tenha interesse em saber;
2-
Quando o
professor ensina ele é o centro da questão, então ele tem o poder hierárquico
que atrapalha a relação do conhecimento ( Chamamos a isto Abismo entre o
professor e o aluno);
3-
Para nós os
famosos professores.
Com
as mudanças tecnológicas, os conhecimentos mudam todos os dias, o professor não
está em condições de saber mais que o aluno o tempo inteiro, todas as
disciplinas, não tem. O aluno nestes termos pode saber mais que o professor,
até desde os de 10 anos- Ex…
Devemos
parar de ser professores… É bom também ser educador. O professor estimula o
aprendizado, não é aquele que sabe tudo,
mas aquele que tem o interesse em tudo, esse é o professor… Eu não tenho a
obrigação de dar conta de tudo.
Edgar
Morim, diz que todo o saber é provisório- Principio da instabilidade-
Identidade.
Se
todo o saber é provisório, meus caros e caras, devemos nos equipar sempre,
olhar para o interior de mim da minha casa ver se a transmissibilidade dos
valores anto- antropológicos estão a ser salvaguardados… lembrem-se daquele
ditado chinês- a verdade de hoje pode ser a mentira do amanha- Nda u malehe li
malehã momo vo kulu muli oku tala…
A
internet acabou com a mata do conhecimento, ainda não acabou mas, felizmente
vai acabar. Então, quem vai estar no auge do conhecimento?, quem vai ser o papa
do pensamento? O curioso, o estudioso, o investigador?
-Não
será aquele que acumula apenas conteúdos
; porque quem acumula conteúdos não pensa, pensar exige, vazio à reflexão,
reflexão exige vazio, não saber Eu só aprendo quando não sei. Porque se Eu já
sei , eu não aprendo, estou cheio, como vou aprender se acumulo ( Nagrelha; O
profeta não é dono no seu estado)…
Conexão
– Nós não vivemos da conexão e do link? A conexão é uma realidade da nossa
actual vida. Alem do ambiente eterno da escola sem um ambiente democrático e
respeitoso a preocupação do conhecer constante, a escola tem que se abrir para
o entorno da mediato da comunidade, dos vizinhos . Ela tem que se relacionar
com esses vizinhos… Ah- diriam alguns, como a escola vai se relacionar, se o S.
João é um bairro de Bandido? A escola tem que discutir a violência, quotidianamente, normalmente.
Se a
pessoa entende o processo de exclusão social, tem como se defender mas, se não
entender será vítima dela. Ter coragem de discutir as questões que nos afligem
directamente, temos que discutir
Pensar
não é dar resposta, é trazer autores, trazer temas e discutir. Novos problemas
obrigam a repensar o papel da ética.
É
neste contexto que a ética se vai aplicando a diferentes disciplinas:
a)
A sociedade de
risco é uma sociedade que coloca o problema da precaução e da prevenção dos
riscos- surge a ética para a civilização tecnológica;
b) Como promover virtudes públicas que se harmonizem
com a justiça? Desenvolve-se a ética do Direito
c) Analise dos problemas ambientais pela consequência
do desordenamento do território e da aplicação do desenvolvimento cientifico e
tecnológico – Surge a ecoética,
d) Coloca-se o problema das questões da vida com o
avanço da tecnologia- surge a bioética
e) Surge o problema do exercício de cidadania na defesa
da democracia e de uma solidariedade antropocósmica- ética da cidadania
f)
O valor da
tolerância, o direito a diferença, o respeito pelo homem, fazem desenvolver uma
uma nova axiologia ou ética mínima- a Declaração universal dos Direitos do
Homem.
Rui Canário, chama isso
Educação pela Arte
“
Pessoas sensíveis esteticamente são pessoas mais éticas”. Quem é sensível ao
sofrimento é também respeitosa… pessoa plastificadas não podem ser éticas.
A
escola não é problema da Escola é problema da Cidade.
Ou
nos criamos uma cidade educativa ou não teremos nem cidades, nem sociedades nem
ser humano.
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