domingo, 24 de janeiro de 2016

Justino Handanga- Ndatekateka

Justino Handanga - Kalumati

Justino Handanga - Ndondi

Iolass Pires Gata Morena

Nelson Freitas - Miúda Linda (Letra)

Lil Saint - Seios Caidos (Lyrics)

Lil Saint - Seios Caidos (Lyrics)

ALCA - Associação Literária e Cultural de Angola

. ALCA- Associação Literária e Cultural de Angola é um Movimento Literário de cunho essencialmente cultural, com Personalidade Jurídica, sem fins lucrativos e fundado aos 07 de Março de 2015 na Província de Benguela; com Sede na respectiva Província, República de Angola.
 O Movimento ALCA tem por objecto, o conjunto de Acções que visam proporcionar o Engrandecimento da Literatura enquanto forma artística e científica de Manifestação Cultural no campo da Escrita, Declamação, Teatro, Música, Artes Plásticas e Dança; bem como, um conjunto de Princípios Fundamentais de uma Digna Mentalidade e Convivência Social.

A Associação Literária e Cultural de Angola é um Movimento Literário de âmbito Nacional, isto é, circunscreve as suas actividades nos limites territoriais da República de Angola, e que pode expandir a sua Cultura em outros Países através da criação de Órgãos de Representação Internacional
                       NATUREZA
ALCA é uma Organização de natureza literária e cultural, humanística e filantrópica, visando promover esforços humanos e intelectuais para a garantia da humanização do comportamento, dignificação da Arte e da Cultura, bem como de Valores Sociais.
Constituem traços característico-orgânicos da ALCA:
a)      Organização Laica, Partidária e Não Governamental;
b)      Organização Democrática de Direito;
c)      Carácter Institucional;
Uma Escola da vida.
Missão e Objectivos
1. A Associação Literária e Cultural de Angola tem a seguinte missão: Oferecer aos Homens uma nova e digna Mundividência Literária, Humana e Social por meio da Literatura.
2. Constituem objectivos do Movimento ALCA.
a)      Cultivar a Literatura, o Talento Artístico e o Prazer Pela Investigação Científica;
b)      Produzir e publicar Obras Literárias de diversas categorias;
c)      Fomentar o Interesse pela Leitura;
Participar na construção e reconstrução de uma Sociedade mais Humana, Intelectual, Justa, Solidária, Fraterna e de Progresso Cultura.

Tarefas Fundamentais
Constituem Tarefas Fundamentais da ALCA:
      Assegurar a unidade e a defesa dos direitos fundamentais dos Alcanos no âmbito organizacional da Associação;
      Criar progressivamente condições e políticas significativas para tornar efectivo o desafio do Engrandecimento da Literatura;
     Garantir a capacitação efectiva dos Alcanos de forma a proporcionar a eficiente resolução dos problemas organizacionais, bem como sociais em que o Movimento esteja comprometido;
      Promover Conferências, Palestras e Debates sobre assuntos de interesse cultural e social;
      Promover Eventos Culturais e Acções de Promoção Social de diversas dimensões;
       Lançar e apoiar Lançamento de Obras Literárias de Autores de diversas nacionalidades;
    Criar condições favoráveis à revelação de Novos Autores, bem como contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos mesmos;
Colaborar com outras Instituições de carácter Literário, Cultural Humanístico e Filantrópico e outros.

Visão e valores
1. A Associação Literária e Cultural de Angola enquanto Movimento Literário de cunho essencialmente cultural configura uma visão assente no seguinte paradigma: Literatura para Todos e Todos pela Literatura e Cultura.
2. Constituem valores do Movimento ALCA: Consciência Colectiva, Sociabilidade, Frontalidade, Pontualidade, Diálogo, Compromisso, Fidelidade, Seriedade, Audácia, Liberdade, Alteridade, Verdade, Responsabilidade, Comunicação e Disciplina.

Simbologia 
1. A Simbologia Organizacional da Associação Literária e Cultural de Angola consiste no conjunto de Símbolos Organizacionais que descrevem a sua Especificidade e Essência Ontológica enquanto Pessoa Colectiva.
2. Constituem símbolos da Associação Literária e Cultural de Angola: Insígnia, Bandeira, Hino e Lema.
a)      A insígnia do Movimento ALCA consiste em dois Círculos circuncêntricos, sendo no centro do Círculo menor, de cor azul fraca no fundo, apresenta a figura do Pensador ao lado de um Livro Aberto com um óculo sobre alguns pedaços de algodão e por cima dos mesmos a expressão “Movimento Literário”, escrita com a cor preta; e no Círculo maior de cor vermelho rosado no fundo com a expressão “ALCA Associação Literária e Cultural de Angola”, escrita com cor verde e preta;
b)      A Bandeira do Movimento ALCA consiste num rectângulo branco com a Insígnia da Associação no centro.
c)      O Hino do Movimento ALCA tem como título: Cantaremos Um Dia;
d)      O Movimento ALCA tem como lema: ALCA. O Lampejo da Palavra;
3. A descrição dos símbolos consagrados nas alíneas c) e d) do número anterior são definidas num Regulamento Específico de carácter doutrinal.

Essência Alcana e Orientação Doutrinal
1. A Essência Alcana é o conjunto de princípios que definem a Singularidade da Associação Literária e Cultural de Angola enquanto Movimento Literário, bem como os traços ontológicos que caracterizam a sua Personalidade Colectiva.
2. Constituem traços característicos da Essência Alcana: Humanismo, Destemismo Racional, Autonomia Intelectual, Justiça Conceptual, Vontade Colectiva, Motivação Objectiva, Primado da Literatura, Dialéctica Institucional, Liderança, Democracia Organizacional e Responsabilidade Social.
3. A Associação Literária e Cultural de Angola é um Movimento Literário doutrinalmente assente no Literocentrismo que defende a Literatura como o denominador comum de toda e qualquer Manifestação Artístico-Intelectual e tendo a Liberdade Poética como a sua Regra Fundamental em harmonia com os valores e princípios consagrados no art.º 7º e no nº 2 do presente artigo.
4. O Movimento ALCA através do Literocentrismo procura de forma pragmática cultivar nos Seres Humanos uma nova Mundividência Literária que pregue a Palavra como o objecto fundamental da Literatura, condicionando a Flexibilidade Criterial e a Valorização do Talento, da Leitura e da Justiça dos Conceitos como ponto de partida da Construção Literária.

FILIAÇÃO NA ALCA

1. A Filiação Alcana é o Estado de Pertença e de Identidade de indivíduos vinculados à Associação Literária e Cultural de Angola, bem como o modo de Vivência e Convivência Social Interna da Comunidade Alcana de acordo com os critérios definidos pelo Regulamento de Enquadramento Orgânico da ALCA Movimento Literário.
2. O Movimento ALCA tem as seguintes categorias de Filiação Alcana:
a)      Membros Alcanos;
b)      Colaboradores Alcanos.